Conforme preceitua seu estatuto, a Associação Maricaense de Karate-Do (AMK) é uma associação constituída na forma de sociedade civil com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, de interesse público, com caráter esportivo, cultural, artístico e filosófico. São seus propósitos:
- Ensinar, difundir, promover e fomentar o ensino do karate-do, pautando-se pela prática do Reigi Saho (código de conduta, honra e etiqueta) inerente ao Budo (artes marciais japonesas), a fim de desenvolver em seus filiados a harmônica integração entre mente, corpo e espírito.
- Zelar pelas tradições do karate-do e do Budo, orientando-se pelo Niju Kun, que são os vinte ensinamentos do patrono do estilo Shotokan, Gichin Funakoshi Shihan, e pelo Dojo Kun, os princípios norteadores da prática do karate-do segundo a Nihon Karate Kyokai, maior e mais influente escola do Shotokan mundial.
- Desenvolver atividades que visem o aprimoramento técnico e social dos nossos membros por meio da prática do karate-do e demais artes marciais compatíveis com a natureza de seu Estatuto.
- Colaborar com programas, projetos e ações esportivas e educacionais, governamentais ou não, de modo a apresentar o karate-do como atividade de eficaz progresso de integração social e desenvolvimento humano.
Esta missão tem sido construída em Maricá, RJ, ao longo dos últimos 44 anos graças ao pioneirismo de José Carlos dos Santos Celestino Sensei e de seus alunos Carlos Henrique Cardoso da Paixão e Antônio Carlos Cardozo da Silva, os quais multiplicaram os esforços para propagar o karate-do em nosso município e formaram a geração seguinte de instrutores.
José Carlos Celestino Sensei
Senpai (aluno mais antigo) de Fernando Gomes da Silva Kyoshi, ex-presidente da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), José Carlos dos Santos Celestino fundou em Maricá, na década de 70, a Associação Tigre de Karate-Do, entidade pela qual ministrou aulas no Colégio Cenecista Maricá por vários anos.
Turma do Colégio Cenecista Maricá - Ao fundo e ao centro, de braços sobrepostos, o ainda faixa laranja Carlos Henrique Paixão
Motivado por problemas pessoais, em 1985 José Carlos Sensei mudou-se para Santos, SP, e Carlos Henrique Paixão, seu Senpai, na época faixa marrom, assumiu a precursora escola de karate-do de nossa cidade. Com o passar dos anos, a então Associação Tigre de Karate-Do foi aglutinada pela AMK, o que marcou a fundação desta. Desde então, Carlos Henrique Paixão passou a treinar com Teruo Furusho Sensei (in memoriam) e posteriormente com Fernando Gomes da Silva Sensei. Para conhecer a história da AMK em maiores detalhes, clique aqui.
Carlos Henrique Paixão Sensei (esq.) e alguns de seus alunos em 1991
Carlos Henrique Paixão Sensei e alguns de seus alunos em 2017
Carlos Henrique Paixão Sensei e alguns de seus alunos em 2019
Carlos Henrique Paixão Sensei e alguns de seus alunos em 2017
Carlos Henrique Paixão Sensei e alguns de seus alunos em 2019
Kodansha Kai (Conselho de Mestres)
- Benedito Nelson Augusto dos Santos (in memoriam) Hanshi - 9º dan
- Teruo Furusho (in memoriam) Hanshi - 8º dan
- Fernando Gomes da Silva Hanshi - 8º dan
- Presidente - Carlos Henrique Cardoso da Paixão - 8º dan
- Vice-Presidente - Antônio Carlos Cardozo da Silva - 6º dan
- Secretário Geral - Márcio Fernandes da Silva - 3º dan
- Diretora Financeira - Maria Izabel Dini de Sá - 4º kyu
- Diretor Técnico - José Roberto de Oliveira Braga - 4º dan
- Diretor Jurídico - Antônio Carlos Cardozo da Silva - 6º dan
- Diretora Médica - Ana Claudia Campos - 5º kyu
Conselho Fiscal
- Maria Izabel Dini de Sá - 4º kyu
- Márcio Fernandes da Silva - 3º dan
- Sandro de Andrade Castelo Branco - 1º dan
Instrutores
- Instrutor Chefe: Carlos Henrique Cardoso da Paixão - 7º dan
Demais instrutores (ordem por graduação e alfabética):
- Antônio Carlos Cardozo da Silva - 6º dan
- Gelson José Antunes - 4º dan
- José Roberto de Oliveira Braga - 4º dan
- Márcio Fernandes da Silva - 3º dan
- Maurício Lima - 2º dan
- Sandro de Andrade Castelo Branco - 1º dan
Alunos com resultados esportivos expressivos
- Araken Figueira Rodrigues Filho - Vice-Campeão Estadual (1991)
- Caciana Gonçalves de Almeida - Campeã Brasileira (Uberlândia 2019) e Campeã Brasileira Estudantil (Uberlândia 2019)
- Eric Henrique Braga - Campeão Pan-Americano (Chile 2008), Campeão Sul-Americano (Argentina 2008) e Tri Campeão Brasileiro (2007/2008/2011)
- Hamilton Carreira - 4º colocado no Open Nacional por Equipes (Três Corações 1991)
- José Mauro de Figueiredo - Vice-Campeão Brasileiro (1994) e 4º colocado no Open Nacional por Equipes (Três Corações 1991 )
- José Marcelo Figueira Rodrigues - Vice-Campeão Estadual (1986)
- José Roberto Braga - Vice-Campeão Estadual (1991) e 4º colocado no Open Nacional por Equipes (Três Corações 1991)
- Kelly Fernandes - Tri Campeã Brasileira (São Paulo 2016, Vitória 2017, Belo Horizonte 2018) e Vice-Campeã Brasileira (Uberlândia 2019)
- Larissa Barbosa Braga - Campeã Pan-Americana (Chile 2008), Vice-Campeã Pan-Americana (El Salvador 2009) e Deca Campeã Brasileira consecutiva (2006/2013)