Ao longo dos dias 12 a 14 de abril, foi realizado no Transamerica Expo Center em São Paulo, SP, a 7ª edição do Arnold Sports Festival South America, mega evento multiesportivo considerado o maior da América do Sul.
O Arnold Sports Festival South America é promovido em inúmeros países ao redor do mundo e tem como promotor o próprio Arnold Schwarzenegger (71), ator austríaco, ex-governador do estado da Califórnia (EUA), Mister Universo e Mr. Olympia por sete vezes na década de 70.
Arnold Schwarzenegger, Mister Universo e Mr. Olympia sete vezes
Ponto alto das atrações esportivas em virtude da diferenciada atenção que o próprio Arnold Schwarzenegger confere ao karate, o torneio da modalidade foi realizado pela sétima vez consecutiva em território brasileiro pela Maça Azul Comunicação, chancelado pela Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade oficial de administração nacional desta arte marcial, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), vinculada aos Comitês Olímpicos Brasileiro (COB) e Internacional (COI), e pela Federação Paulista de Karate (FPK), maior do continente americano em âmbito estadual, que cedeu seus árbitros a competição. A organização técnica do karate foi coordenada pelo Prof. José Roberto Braga, árbitro nível "A" da CBK, e o gerenciamento coube ao Sistema Ronin, sucesso de público e crítica graças a parceria entre o Prof. José Roberto Braga e o programador Carlos Henrique Quadros. Desta vez, a novidade foi a gestão da novíssima metodologia de apuração tensu (notas) da modalidade kata, que voltou a ser avaliada conforme décadas atrás, mas agora com ponderação entre os critérios técnico (70%) e atlético (30%).
Em dois tatames, ambos os sexos disputaram as almejadas premiações
Exultantes com a confirmação do karate nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 após o projeto do karate ser aprovado na 129ª Sessão do COI, ao longo do domingo (14), competiram selecionados cem atletas, oriundos de quarenta e seis clubes de seis estados brasileiros e também do Chile, os quais conferiram alto nível técnico ao evento para deleite dos numerosos visitantes, torcedores e familiares presentes.
O Karate estará nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020
Em dois tatames, foram disputadas por atletas das classes Cadete (14/15 anos), Júnior (16/17 anos), Sênior (18 anos em diante) e Máster (36 anos em diante) as modalidades individuais de kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) e individuais e por equipes de kumite (luta por pontos).
Kelly Fernandes da AMK/FKERJ durante sua execução de kata
Prof. Ivon Dedé (vice-presidente FPK), Kelly Fernandes (AMK) e o Prof. Fernando Ribeiro (Maça Azul Comunicação)
Alunas de karate do Projeto Esporte e Cidadania para Todos (PEC Maricá), fomentado em Maricá, RJ, pelo Prof. José Roberto Braga da AMK na Escola Municipal Prof. Alcione Soares Rangel da Silva, Caciana Almeida, Kelly Fernandes e Letícia Faria puderam viajar e competir graças aos esforços coletivos de suas famílias, que não mediram esforços para o financiamento desta empreitada, haja vista todo o material esportivo necessário ter sido emprestado, o transporte e a alimentação terem seus custos divididos e suas taxas de inscrição quitadas com cheques pré-datados para o mês que vem. Infelizmente, outros talentos descobertos do PEC Maricá também selecionados para esta competição, como João Gabriel Macedo e Leonardo Igor Jesus, não puderam viajar e competir em virtude da escassez de apoio público e/ou privado.
Caciana Almeida (azul) na semifinal de sua categoria - 54Kg
Considerando que são talentos descobertos há cerca de um ano na Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira onde estudam em Cordeirinho, Maricá, Caciana Almeida e Letícia Faria tiveram desempenhos dentro do esperado na competição de kata. Prova inequívoca de seus talentos foi a presença de ambas no pódio desta seleta competição.
Letícia Faria (esq.) na final da categoria + 54Kg
No certame de kumite, Caciana Almeida e Letícia Faria também subiram ao pódio, mas com destaque para o desempenho de Letícia, que na final de sua categoria manteve o placar em 0 x 0 e levou a decisão ao hantei (votação dos árbitros), quando foi vencida por apertados 2 x 3 em favor da adversária paulista, mais experiente.
Kelly Fernandes (esq.) disputou a final da categoria Sênior - 55Kg
Conheça os resultados geral e individuais ao clicar aqui e abaixo acompanhe os resultados das alunas da AMK:
Modalidade kata (luta imaginária pré-determinada):
- Caciana Almeida (Cadete 14/15 anos Br/Pt) = 3º lugar
- Kelly Fernandes (Sênior 18 anos e acima Br/Pt) = 1º lugar
- Letícia Faria (Cadete 14/15 anos Br/Pt) = 2º lugar
Modalidade kumite (luta por pontos):
- Caciana Almeida (Cadete 14/15 anos Br/Pt - 54Kg) = 3º lugar
- Kelly Fernandes (Sênior 18 anos e acima Br/Pt - 55Kg) = 2º lugar
- Kelly Fernandes (Equipe Sênior 18 anos e acima Br/Pt) = 2º lugar
- Letícia Faria (Cadete 14/15 anos Br/Pt + 54Kg) = 2º lugar
Repercussão:
Próximos desafios:
Citando o poeta Públio Virgílio Marão, autor da expressão latina "labor omnia vincit" (o trabalho a tudo vence), agradecemos a sinergia promovida por todos os alunos do Dojo Carlos Paixão e da Escola Municipal Prof. Alcione Soares Rangel da Silva, onde o Prof. José Roberto Braga ministra aulas de karate-do pelo Projeto Esporte e Cidadania para Todos da Secretaria Nacional do Esporte, sem os quais esta missão não alcançaria o êxito obtido.
Próximos desafios:
Maio
- 05 - Circuito Fluminense de Karate - 1ª Etapa - Campo Grande, RJ
- 19 - Campeonato Estadual de Karate - Fase Classificatória - Maricá, RJ
- 23 - 26 - Campeonato Brasileiro de Karate - Fase Classificatória - Recife, PE
- 26 - 2ª Seletiva Nacional de Karate - Recife, PE
Junho
- 23 - Open Nacional CPN de Karate - Passos, MG
Julho
- 04 - 07 - Campeonato Brasileiro de Karate - Fase Classificatória - São Paulo, SP
Agosto
- 27 - 31 - Campeonato Pan-Americano Júnior de Karate - Guaiaquil, Equador
- 08 - 12 - Campeonato Brasileiro de Karate - Fase Final - Rio Grande do Sul
- 23 - 27 - Campeonato Mundial Júnior de Karate - Santiago, Chile
- 07 - Campeonato Estadual de Karate - Fase Final - Rio de Janeiro, RJ
Citando o poeta Públio Virgílio Marão, autor da expressão latina "labor omnia vincit" (o trabalho a tudo vence), agradecemos a sinergia promovida por todos os alunos do Dojo Carlos Paixão e da Escola Municipal Prof. Alcione Soares Rangel da Silva, onde o Prof. José Roberto Braga ministra aulas de karate-do pelo Projeto Esporte e Cidadania para Todos da Secretaria Nacional do Esporte, sem os quais esta missão não alcançaria o êxito obtido.
Em gratidão e reconhecimento, oferecemos estes resultados a Henrique Paixão Sensei, presidente e fundador da AMK, que junto a seu irmão Antônio Carlos Cardozo, desenvolvem o karate-do em Maricá, RJ, há mais de quarenta anos.
Associação Maricaense de Karate-Do
Conheça um pouco mais da AMK e fique por dentro dos dias e horários de treinamento ao clicar na imagem abaixo.
José Roberto Braga
Prof° Ed. Física da Rede Estadual (CREF 031403-G/RJ), faixa preta 4° dan, Reg. CBK 19.0003-4, Reg. FKERJ P591 e diretor Técnico da AMK
Um comentário:
Sucesso sempre!!!
Postar um comentário