A província de Guadalajara, Espanha, ao longo dos dias 7 a 10 de novembro, sediou o 8° Campeonato Mundial Junior de Karate, que contou com a participação de mais de mil e trezentos atletas das seleções nacionais dos cem países inscritos.
O evento foi realizado no Sports Hall "Aguas Vivas", local onde a karateka maricaense Larissa Barbosa Braga, universitária da UVA Tijuca no curso de Administração, disputou pela Seleção Brasileira o título mais importante do planeta karate.
Sports Hall "Aguas Vivas"
O evento foi realizado no Sports Hall "Aguas Vivas", local onde a karateka maricaense Larissa Barbosa Braga, universitária da UVA Tijuca no curso de Administração, disputou pela Seleção Brasileira o título mais importante do planeta karate.
Cerimônia de Abertura
Esse desafio transcontinental foi possível graças a uma bela história que merece ser contada, a qual começa com os sonhos que nos movem.
Em 2008, quando os irmãos Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga estrearam na Seleção Brasileira de Karate, eles conheceram uma "fada madrinha". Muito além de bem sucedida profissionalmente, a competente jornalista Renata Capucci da Rede Globo de Televisão revelou-se para os nossos atletas com superlativos atributos de humildade, atenciosidade, simpatia e solidariedade.
O empenho realizado por esta profissional do mundo da comunicação produziu algumas reportagens de destaque estadual e até nacional, que veicularam a história dos feitos de nossos guerreiros. Por meio de uma destas reportagens (foto a dir. com o repórter Vinícius Assis), eis que um "anjo da guarda" se voluntariou para viabilizar a realização dos sonhos destes karateka.
Realizado pela Federação Mundial de Karate (WKF), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e que possui 188 países filiados, o Campeonato Mundial Junior de Karate ocorre a cada dois anos.
Técnico Jaime dos Reis, Larissa Barbosa Braga e Ana Maria Braga, mãe da atleta
Após vencer o Campeonato Estadual de Karate pela nona vez em 02/nov, ainda no mesmo dia Larissa Barbosa Braga, sua mãe Ana Maria Braga e o técnico Jaime dos Reis, embarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim rumo a Espanha. Após o desembarque em Madri, chegaram a Guadalajara, por volta das 13h do horário local.
Delegação Brasileira em Guadalajara, Espanha
Na manhã seguinte, se encontraram com a delegação brasileira que acabara de chegar. A tarde, iniciaram os últimos e intensos treinamentos antes do certame. Após sacramentarem as inscrições no hotel sede junto com as delegações dos países que fizeram de Guadalajara a capital mundial do karate, após algum descanso, os atletas brasileiros seguiram rumo ao ginásio onde se realizou a competição.
Atleta da Seleção Brasileira de Karate, Larissa Barbosa Braga se classificou para este Campeonato Mundial Junior após vencer o Campeonato Brasileiro realizado em setembro, em Fortaleza, Ceará. Na ocasião, ela se tornou Deca Campeã Brasileira consecutiva ao também sagrar-se Campeã Brasileira da classe Senior.
Larissa Barbosa Braga na Cerimônia de Abertura
Atletas de 44 países na categoria feminina Sub 21 - 60Kg
Larissa Barbosa Braga e o técnico da Seleção Brasileira de Karate, Ricardo Aguiar
Mesmo sorteada em um lado considerado menos penoso na chave de sua categoria e orientada pelo competente técnico Ricardo Aguiar, Larissa não se saiu bem contra sua adversária mexicana e terminou sua participação neste Mundial ao ser vencida por 0 x 3, sem chances de voltar na repescagem pela medalha de "bronze".
Embora o desempenho tenha ficado aquém das expectativas, graças ao apoio da Academia Equipe Forma, que contribuiu com relevância para a sua árdua preparação física, caberá a Larissa Barbosa Braga servir-se de sua rica e intensa experiência adquirida em mais este Mundial para o seu futuro como atleta, karate-ka, e ser humano, o mais importante segundo os princípios filosóficos do karate-do.
México (3) x Larissa Barbosa Braga (0)
Larissa Barbosa Braga e o belga Bi Campeão Mundial Gustaaf Lefevre Junior
Lefevre e Ana Maria Braga, mãe de Larissa Barbosa Braga, em momento de tietagem
O francês Bi Campeão Mundial Alexandre Biamonti e Larissa Barbosa Braga
O cearense Breno Teixeira sagrou-se Campeão Mundial na categoria Junior - 61Kg
Para conhecer os resultados do 8º Campeonato Mundial Junior de Karate, clique aqui.
Luiz Carlos Cardoso (presidente da CBK), Larissa Barbosa Braga, Breno Teixeira (Campeão Mundial Junior), Luiz Cardoso Jr. (presidente da federação cearense) e o Prof. Geraldo de Paula (ex-head coach da Seleção Brasileira de Karate)
Entre "mortos e feridos" alguns sobreviveram, e os guerreiros brasileiros puderam desfrutar de momentos de alegria, tristeza, decepção e quiçá, redenção. Que a benção de Deus e alguns sábios pensamentos os acompanhem nesta difícil e honrosa jornada.
"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória obtida sofrerá também uma derrota.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas".
Sun Tzu
"Sucesso é a prática constante de fundamentos e ações vencedoras.
Não há nada de milagroso no processo nem sorte envolvida...
Amadores aspiram...
Profissionais trabalham..."
Autor desconhecido
Próximos desafios da temporada:
Novembro
- 24 – 8ª Copa Leão de Karate – Rio de Janeiro/RJ.
APOIO
José Roberto Braga
Prof° Ed. Física CREF 031403-G/RJ, faixa preta 3° dan, Reg. CBK 3.079, Reg. FKERJ P 0795
Nenhum comentário:
Postar um comentário