
A Confederação Brasileira de Karate (CBK), entidade oficial de administração desta arte marcial em nosso país, vide o seu reconhecimento pelo MEC, COB e COI, realizou ao longo dos dias 17, 18 e 19 de junho a edição 2011 do Campeonato Brasileiro Junior e Sub 21 de Karate. Foram disputadas pelas classes Junior (16/17 anos) e Sub 21 (18/20 anos) as modalidades de kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) e shiai kumite (luta por pontos). A organização do evento ficou a cargo da Federação Catarinense de Karate (FCK).

Para aqueles que conquistaram o título de Campeão Brasileiro, a CBK reservou a honra e o mérito de integrarem a Seleção Brasileira que disputará o 22º Campeonato Pan-Americano Junior, que este ano será realizado em Fortaleza, Ceará.
Maricá compondo a elite do karate brasileiro
A Cerimônia de Abertura, realizada a partir das 19h da sexta-feira (17/06), foi engrandecida pela presença de consagrados nomes do karate-do brasileiro, dentre eles, o presidente da CBK, Renshi Edgar Ferraz de Oliveira, que deu as boas vindas ao laureado casal Douglas Brose, Campeão Mundial 2010, e Lucélia de Carvalho, Tri Campeã dos Jogos Pan-Americanos, o Sensei Luís Otávio Lacombe, Técnico da Seleção Brasileira Senior, o Hanshi Alcyone Soares (8º dan), Mestre de maior graduação presente, e aquele que é considerado um dos melhores karateka da história desta arte marcial no Brasil, o Kenshusei Ennio Vezulli.
Eric Henrique Braga, Sensei Ennio Vezulli e Larissa Barbosa Braga: Recordação ou prêmio?
.
A AMK, tradicional e mais antiga escola de karate do município de Maricá, RJ, enviou na quinta-feira (16/06), rumo a um dos maiores desafios desta temporada, os integrantes da Seleção Estadual Fluminense de Karate, Eric Henrique Braga (16), Larissa Barbosa Braga (17), e o Técnico nível "A" CBK José Roberto Braga (37), que somados a mais sessenta atletas e uma coesa Comissão Técnica lutaram em nome da honra e prestígio do karate do Estado do Rio de Janeiro.
Em destaque, a Seleção Brasileira convocada para o Sul-Americano 2011
De acordo com as suas periodizações, em suas bagagens nossos karateka levaram os frutos de intensos treinamentos realizados em dois turnos diários desde o Natal passado, a liderança do ranking de suas categorias após três Seletivas Estaduais, diversos treinos ministrados pelos Técnicos Ulisses Sampaio e Jaime Sobrinho junto a Seleção Estadual Fluminense, além das vitórias nas Seletivas Nacionais e mais treinos pela Seleção Brasileira em Araçatuba, SP, as quais os classificaram para disputarem o 11º Campeonato Sul-Americano Junior no final deste mês em Assunção, Paraguai.

ERIC HENRIQUE BRAGA – O Retorno do Rei
.
A contenda da final da categoria Junior - 55Kg personificou o ditado: "Quando um leão e um tigre se encontram, um morre e o outro sai ferido". Embalado por uma motivadora vitória na semifinal, o experiente atleta catarinense Michel Nizo se apresentou para lutar com "sangue nos olhos". Com a tática de um escorpião, o não menos motivado Eric Henrique Braga, empatou o combate em 1 x 1. A partir daí o que se viu foi um duelo entre vontade/técnica vs tática/técnica imposta pelos protagonistas e pelo Técnico Fluminense Jaime Sobrinho, que se assemelha a um enxadrista da antiga União Soviética. Quem ganhou? O karate!
.
Eric (dir.) na luta por seu lugar ao sol
Após quebrar uma competente seqüência de cinco pódios consecutivos em Campeonatos Brasileiros (2005 – 2009) e amargar toda a temporada 2010 longe da Seleção Brasileira, nosso Eric cresceu e se fortaleceu com as adversidades passadas. Embora ainda jovem com seus dezesseis anos de idade, a sua considerável experiência e “cavalares doses” de perseverança contribuíram para que fosse reconduzido ao topo do karate nacional ao sagrar-se Tri Campeão Brasileiro em Balneário Camboriú/SC.
A sua confiança pessoal foi restabelecida na Seletiva Nacional realizada em Fortaleza, Ceará, quando se classificou para compor a Seleção Brasileira 2011. A partir daí, o caminho estava traçado e acreditar em seu objetivo se tornou o “norte”.
Eric (dir.) e mais uma disputa contra um atleta de Santa Catarina
Sua campanha neste Brasileiro começou contra um “velho” adversário paulista, o qual sucumbiu em 3 x 0 diante de seu reconhecido refinamento técnico. Nas quartas-de-finais um atleta de Santa Catarina o aguardava. Com ele, uma numerosa torcida local o encorajava a superar o nosso destemido karateka Eric, que não se abateu e sacramentou a sua passagem adiante ao impor um placar de 6 x 3. Em uma das semifinais, Eric enfrentou mais um catarinense "osso duro de roer" que não se rendeu facilmente ao ser derrotado por um econômico e suado 1 x 0.


O Técnico da Seleção Brasileira Infantil, Profº William do Nascimento, premiou o nosso herói

A exceção do 6º Campeonato Mundial Junior de Karate, dado o quilate das adversárias, esta campanha se apresentou como a mais difícil de todas as suas participações em competições de karate.

Com estas vitórias, Eric Henrique Braga garantiu a sua vaga no 22º Campeonato Pan-Americano Junior de Karate, que será realizado em Fortaleza. É isso aí Eric!
LARISSA, MAGNÍFICA!
Ela poderia ser resumida em números, afinal, estendeu o recorde que já possuía para nada menos que sete títulos brasileiros consecutivos. Hepta Campeã Brasileira consecutiva, a primeira da história do karate brasileiro! Se assim o fizéssemos, injustiças seriam cometidas, haja vista o caráter, personalidade e carisma desta adorável menina, que a todos encanta com a meiguice que lhe é peculiar.


Logo de início, estava em seu caminho a paulista Sabrina Rodrigues, “companheira” de Seleção Brasileira. Com maturidade e obediência tática, Larissa a venceu por apertados mas convincentes 1 x 0.

Na segunda rodada, uma atleta “da casa” se apresentou em seu caminho. Antes que o tempo regulamentar terminasse, Larissa finalizou o combate ao estabelecer 8 x 0, o que lhe possibilitou a passagem para a semifinal.
Outra atleta paulista em seu caminho e outra aguerrida luta para seguir sonhando com o título. Larissa avançou para a final após vencer por brigados 5 x 2.
Na Grande Final da categoria Junior - 59 Kg, uma esperada, perigosa e conhecida adversária a aguardava. Como Técnica, a faixa preta catarinense Layla Correa tinha a seu lado ninguém menos que Lucélia de Carvalho, uma das maiores atletas da história do karate nacional. Concentrada que estava, a nossa Larissa, embora com o devido respeito as adversárias, invocou todas as suas forças e se apresentou para o desafio. Ao seu lado estavam a torcida Fluminense, seus pais e irmão, diversos amigos da Seleção Brasileira e atletas de outros estados que simpatizam com a sua biografia, além do seu maior amuleto, o já lendário Técnico Jaime Sobrinho, que embora talvez não tenha o devido reconhecimento oficial, de acordo com os números, é o melhor técnico das categorias de base da história do karate brasileiro.
Dramática como não poderia deixar de ser, esta final da categoria Junior alcançou proporções épicas. Até a primeira metade da luta Larissa perdia por 0 x 3. A partir daí ela começou a construir a mais fantástica virada de sua história esportiva. A sete segundos do fim e após duas técnicas claras não consideradas pela arbitragem, com personalidade Larissa insistiu numa terceira tentativa e virou o adverso placar de 2 x 3 para 5 x 3 com um preciso chute no rosto de sua adversária, o que quase provocou um terremoto nas arquibancadas do ginásio. Atônitas, suas adversárias nada mais podiam fazer. Glorificada, a extasiada Larissa só pôde agradecer a Deus, aos seus técnicos, apoiadores e família pelo feito.

Reedição feminina do clássico final do filme The Karate Kid
O Árbitro Mundial Nível "A", Kyoshi Celso Rodrigues, premiou o sétimo título brasileiro de Larissa Barbosa Braga


Maricá/RJ representada em meio aos belos sorrisos
Os irmãos Larissa e Eric Braga e o tímido Técnico Jaime Sobrinho exibindo as medalhas conquistadas
01 a 03 – 11º Campeonato Sul-Americano Junior – Assunção, Paraguai.
21 – 5ª Copa Maricá de Karate – Maricá/RJ.
01 a 04 – 22º Campeonato Pan-Americano Junior de Karate – Fortaleza/CE;
13 a 16 – 7º Campeonato Mundial Junior – Melaka, Malásia;
13 – Campeonato Estadual Individual de Kata e Kumite – Rio de Janeiro/RJ;


DESTAQUES
Raras vezes vemos uma "dobradinha", atletas de um mesmo estado classificados para a final de uma mesma categoria. Mais raro ainda é vermos atletas de um mesmo clube, na final de uma mesma categoria de um Campeonato Brasileiro. Tal feito foi realizado pelo Técnico Ulisses Sampaio, ex-Técnico da Seleção Brasileira Infantil, que com a sua característica competência conduziu os atletas Gustavo Miranda e Filipe Cordeiro da Associação Haito para a final da categoria Junior – 61Kg.
A Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) realmente estava inspirada. Prova disso foi a aclamação do público aos árbitros do Rio de Janeiro, classe que normalmente é negligenciada em seus predominantes acertos. Para coroar e comprovar o subjetivo julgamento da platéia, a CBK elegeu o Renshi Geraldo Ferreira como o melhor árbitro do evento, conseqüência de sua inequívoca ética e profissionalismo.
Os atletas fluminenses da modalidade kata também fizeram bonito em Santa Catarina. Em sua maioria alunos da Academia Biö Power do Profº Genival Ferreira, ex-Técnico da Seleção Brasileira da modalidade, o saldo de medalhas de ouro foi considerado satisfatório, apesar da ausência da equipe feminina Junior (14/17 anos). Destaque para o Penta Campeonato Brasileiro individual de Christian Tavares, atleta de nível mundial, que faturou medalhas de ouro nas disputas individuais e por equipes, com a qual alcançou o Hepta.
A Comissão Técnica da FKERJ foi composta por:
- Hanshi Alcyone Soares - Chefe da Delegação Fluminense;
- Fernando Ribeiro - Técnico da Classe Sub 21 de kumite;
- Genival Ferreira - Técnico da modalidade kata - Div. Especial;
- Jaime Sobrinho - Técnico da Classe Junior de kumite;
- José Danton Dutrá - Técnico da modalidade kata - Div. de Novos;
- Manoel Varella - Técnico da Classe Sub 21 de kumite;
- Moacir Varella - Técnico da modalidade kata - Div. de Novos;
- Ulisses Sampaio - Técnico da Classe Junior de kumite;
- José Roberto Braga - Delegado.

Sensei Carlos Henrique Paixão, precursor do Karate-Do em Maricá/RJ, ladeado pelos irmãos Campeões Brasileiros na Câmara de Vereadores de Maricá
"O Karate dará frutos quando associado à vida cotidiana".
"Imagine que os membros de seus adversários são como espadas."
Niju Kun, Funakoshi Gichin
01 a 03 – 11º Campeonato Sul-Americano Junior – Assunção, Paraguai.
Agosto
21 – 5ª Copa Maricá de Karate – Maricá/RJ.
Setembro
01 a 04 – 22º Campeonato Pan-Americano Junior de Karate – Fortaleza/CE;
11 – Campeonato Regional dos Lagos – Região dos Lagos/RJ.
Outubro
13 a 16 – 7º Campeonato Mundial Junior – Melaka, Malásia;
21 a 22 – Campeonato Brasileiro Senior e Master – Manaus/AM.
Novembro
13 – Campeonato Estadual Individual de Kata e Kumite – Rio de Janeiro/RJ;
20 – Copa Opção – Rio de Janeiro/RJ.
Para conhecer mais sobre estes guerreiros, acesse nosso site http://www.karateamk.com/ ou entre em contato pelo e-mail joserobertoamk@gmail.com .

José Roberto Braga
Prof° Ed. Física, CREF 031403-G/RJ, faixa preta 3° dan e Diretor Técnico da AMK
10 comentários:
Oi Zé Roberto,
Parabéns pelo belíssimo trabalho...
abs
Rossini Maraca
E aí meu amigo, quanto tempo!
Boa sorte pras crianças!
Por que será que não fiquei surpreso?
Parabéns a todos!
Oss!
PARABÉNS!!!!
Oss!
PARABÉNS!!!!
Feliz d+ ...
Vou pagar um sorvete aos meninos lá em Fortaleza
Abração!
ozo... ozo... ozo... de virada é mais gostoso!
Parabéns maravilhosa Larissa!
Eu já tinha falado que o Eric estava numa fase cheia de perguntas sem respostas(adolescência)!
Pelo jeito ele achou algumas respostas... Parabéns pela volta Eric!
Não deixe o nosso nome HENRIQUE fora do pódio!
Abraços para os pais!
Oss Sensei!
Fiquei muito feliz pelo reconhecimento, muito mesmo, agradeço de coração!
Obrigado Sensei, as vezes só o coração não nos faz vencer...
Michel, a primeira reação ao perdermos é a frustração. Conheço bem esse amargo sentimento.
Como te acho um bom rapaz, não
gostei de te ver "pra baixo". Gostei de ver o teu sorriso no pódio. Além de fair play, ao sorrir você mostrou a percepção de que dias melhores virão.
Parabéns!
Oss!
Parabéns a todos e aos seus!
Continuem, continuem...
Bom dia Sensei,
Parabéns pelas conquistas e pela união de seus atletas.
Abraço!
Sensei Michael Douglas da Associação de Karate-Do Cobra Kai
Postar um comentário