TV Globo cobrindo o evento
Comparado aos campeonatos brasileiros anteriores, comentava-se que este, com certeza, fora o melhor de todos os tempos graças a tenacidade do povo nordestino, que sempre se esforça para ser um Grande anfitrião. Nós visitantes, seremos eternamente gratos a este povo sofrido, mas essencialmente guerreiro, pela calorosa acolhida e estadia. Não é a toa que a sede escolhida para receber este espetáculo em 2009 foi Aracaju, Sergipe.
Conforme previsto em ofício, este Campeonato Brasileiro também foi a seletiva nacional para a escolha dos karate-kas que representarão o Brasil nas seguintes competições:
- Sul-Americano na Argentina, 13 a 17 de agosto;
- Pan-Americano no Chile, 01 a 06 de setembro;
Para quem participou ou assistiu a competição, ficou a clara conclusão de que o conceito de alto rendimento está presente, também, nas categorias de base do Karate-Do oficial. Não há mais espaço para nada que não se enquadre nestes moldes. Prova disto foi o octa campeonato nacional conquistado pela seleção estadual do Rio de Janeiro, que em sua comissão técnica possui ninguém menos que dois técnicos da seleção brasileira:
- Genival Ferreira – Técnico das seleções Fluminense e Brasileira de Kata;
- Ulisses Sampaio – Técnico das seleções Fluminense e Brasileira de Kumite;
- O 3° componente desta comissão é o abnegado Jaime Pinto, considerado o técnico mais vencedor da história do Karate-Do nacional dado seu retrospecto.
Festa Fluminense na Bahia. OCTA CAMPEÕES!
No Campeonato Brasileiro de 2007 pode-se detectar a 2ª colocação da Associação Maricaense de Karate (AMK) dentre os dojo (escolas) de Karate-Do que cederam seus alunos para a composição da seleção estadual. Neste Campeonato 2008, a AMK tornou-se simplesmente a escola n° 1 no estado do Rio de Janeiro ao trazer para Maricá duas medalhas de ouro (novamente). A raiz do Karate-Do de nossa cidade é um dos fatores desta façanha, dado o legado dos Sensei José Carlos, Henrique Paixão e Antônio Cardozo que atuaram na cidade nos anos 70, 80 e 90. Pode-se creditar também como causa deste efeito, as seis medalhas de ouro consecutivas conquistadas pelo técnico José Roberto Braga ao longo de quatro Campeonatos Brasileiros, fora as outras quatro, também de ouro, em Copas do Brasil. Se a AMK fosse um Estado do Brasil, teria conquistado o 6° lugar geral dentre os 18 Estados participantes, conforme pode-se verificar no resultado geral do Campeonato Brasileiro 2008. Realmente! Maricá está muito bem servida no que tange o Karate-Do oficial!
Família Braga
Parte 2 – ERIC HENRIQUE BRAGA: O LEFEVRE BRASILEIRO Para quem tem proximidade com o Karate-Do de alto rendimento, o nome do belga, naturalizado croata, Gustaaf Lefevre Junior fala por si dadas as suas incríveis cinco medalhas mundiais. A partir de agora, o nome Eric Henrique Braga ecoará em bom som. Suas conquistas, calcadas em seu retrospecto, nos forçam a compará-lo com o citado belga (de quem ele é fã).
Bem comparando, Lefevre (CRO) x Plumacher (VEN). Coincidentemente muito parecidos com Eric Henrique e o sul-matogrossense Nathan ViníciusO verdadeiro Lefevre em ação
Seu caminho neste Campeonato não foi facilitado. Na verdade, bem ao contrário. Logo na 1° de suas cinco vindouras lutas ele encarou um bom karate-ka paulista. A propriedade de sua planejada preparação qualificou-o à fase seguinte por um consistente 3 x 0, onde ele viria a enfrentar um “complicado” bahiano e o replay do escore anterior. Nas quartas de final ele passou pelo teste de fogo ao estar perdendo por 2 x 0 até os 10s restantes do tempo regulamentar de luta para o sul-matogrossense Nathan (o mais difícil adversário de sua campanha). Para todos, mas nunca para ele, sua meta fora embaçada. Seis anos de intensivos treinos diários às custas de muito suor, sangue e lágrimas lhe permitiram sacar o golpe perfeito, tal qual um escorpião, e a passagem à fase seguinte numa fantástica virada de 3 x 2. Na semi-final, o forte karate-ka paraibano também ficou para trás por um sonoro 6 x 1. Agora, em sua 3ª final consecutiva de Campeonato Brasileiro, Eric Henrique Braga teria não que mostrar, mas sim SER algo mais, dada toda a pressão dàquilo que estava em jogo:
- A defesa do título conquistado no ano anterior;
- O Campeonato 2008 em si;
- A conquista da vaga na seleção brasileira pela porta da frente.
Resultado da Grande Final: Eric 4 x 1 e nada mais a dizer.
Meu amado escorpião, muito obrigado por ser esta maravilha de ser humano!
Pai e filhos: fim de um ciclo e reinício de outro
Parte 3 – LARISSA BRAGA: A LEOA DO KARATE-DO
Dona de um currículo próximo da perfeição e de um carisma único, Larissa Brenda Barbosa Braga tornou-se, ao lado da talentosa Carolina Varella, a 1ª Tri Campeã Infantil de Karate da história do Brasil.
Realização de um sonho pessoal e familiar: a Seleção Brasileira
Após conquistar o Bi Campeonato da Copa do Brasil (2007, 2008) na modalidade shiai kumite (luta por pontos) e a medalha de ouro em kata (demonstração) na mesma competição em fevereiro deste ano, sagrando-se a Super-Campeã da Copa, Larissa Barbosa Braga assumiu a luta pelo inédito título de Tri Campeã Brasileira.
Ao contrário dos anos anteriores, desta vez Larissa teve uma preparação mais tranqüila, visto que em 2006 ela disputou aquele Brasileiro recém operada de apendicite. Tranqüila preparação sim, mas a defesa de seus dois consecutivos títulos brasileiros passou por um duro caminho nesta campanha na Bahia. Logo de cara, estava a sua espera uma paulista osso duro de roer. Mas com uma notável concentração, Larissa Braga passou à fase seguinte por um apertado 4 x 3.
Eterna rivalidade entre Rio de Janeiro e São Paulo
Revelação matogrossense em seu caminho
Quebrado o gelo da 1ª luta, Larissa fechou 9 x 0 na luta contra a oponente matogrossense, e seguiu seu caminho para as quartas de final onde enfrentaria a forte adversária mineira, que também não resistiu a determinação de nossa guerreira: 8 x 0. Já na semifinal, a uma luta da Seleção Brasileira, uma antiga adversária (também mineira) a aguardava com sede de, enfim, sair-se vencedora sobre a nossa protagonista. Não deu para a mineira. Com 8 x 2, Larissa pôs um ponto final e se classificou para a derradeira disputa do inédito título de Tri Campeã consecutiva.
RJ x MG, sinônimo de bom Karate-Do
Como o formato que a organização do evento adotou assimilava-se às grandes competições internacionais, as disputas de todas as finais estavam reservadas para a noite, o que valorizou um tanto o espetáculo que nos aguardava, haja vista que cada final era exclusiva e à luz de todos os afortunados presentes ao Ginásio Raul Ferraz.
Novamente MG pagou o pato
Por volta das 19h São Paulo liderava o quadro geral com 8 medalhas de ouro contra 7 do Rio de Janeiro. Foi quando entrou em cena a final da categoria Infanto-Juvenil - 47Kg entre Lídia Sayuri Saito, Bi Campeã Brasileira, e Larissa Brenda Barbosa Braga, atual Bi Campeã Brasileira Infantil "A". A luta começou com um estudo mútuo entre as conhecidas adversárias. Aos 40s Larissa estava em desvantagem por 0 x 2, e aos 60s ainda amargava um 1 x 3. A partir daí só deu Larissa, que não só recuperou a desvantagem, como passou a frente e finalizou o bom combate em 4 x 3, haja vista que sua adversária era penalizada por fugir do bom volume de luta imposto por Larissa, que trouxe consigo o Rio de Janeiro para a liderança geral da competição.
Bi x Bi: muita superação e perseverança
Terminada a final, Larissa Braga fez questão de cumprimentar todos os árbitros que assistiam (e gravavam) a grande final e entregou-se à torcida para ser agraciada com uma merecida volta olímpica.
Consagração e eternização de seu nome
Depoimentos a seu respeito (e de seu irmão também): “A Larissa Braga tá mais famosa que o Romário!” – disse o Sr. Edgar Ferraz de Oliveira, Presidente da CBK, na véspera da competição.
“ Se existe nível "A" no Karate-Do brasileiro, é lá que estão a Larissa e o Eric! ” – sentenciou o Presidente da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro, o Sr. Fernando Gomes da Silva sobre os irmãos Braga.
Convocação para a Seleção Brasileira em suas mãos
" O José Roberto está prestando um belo serviço ao Karate-Do. "
" Gostaria de um dia conhecer esses feras! " - comentários do Técnico do Pan Rio 2007, Geraldo de Paula, ao visitar o site da AMK. “ Esses meninos de Maricá nos trazem o dever de casa pronto! ” – palavras do técnico da Seleção Estadual e Brasileira, Ulisses Sampaio.
Prof.° José Roberto Braga.
(faixa preta 3° dan, diretor técnico da AMK e graduando em Ed. Física)
APOIO
Um comentário:
AOS CAMPEÕES LARISSA E ERIC, PARABENIZO MAIS UMA VEZ E DESEJO CONQUISTEM TODOS OS TÍTULOS QUE SE DISPUSEREM A DISPUTAR, FRUTO DE MUITO TRABALHO, DEDICAÇÃO, SACRIFÍCIOS E UMA PERSEVERANÇA SEM FIM.
PARABÉNS JOSÉ ROBERTO, VOCÊ PLANTOU ESSAS SEMENTES E CUIDOU DE FORMA A OBTER MARAVILHOSOS RESULTADOS.
CRIANÇAS HOJE VENCEDORES NO ESPORTE E AMANHÃ NA VIDA.
ESTAREI SEMPRE TORCENDO E ACOMPANHANDO.
BEIJOKAS PARA TODA A LINDA FAMÍLIA,
VÂNIA - vvfontes@yahoo.com.br
Postar um comentário